quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Visita ao jornal A TARDE

Proposto por Márcia Guena, professora de história do jornalismo I, estive acompanhada da minha equipe( Cristiani Cardozo, Fábio Pina e Suzana Damascena) na pesquisa sobre um veículo impresso. Foi então que fizemos uma visita ao jornal A TARDE, o maior da Bahia pelo seu grande número de circulação desde sua existência. Recolhemos muitas informações e fotos que algumas poderão ser conferidas neste blog.


História do jornal A TARDE

O jornal A TARDE circulou pela primeira vez no dia 15 de outubro de 1912, lançado por Ernesto Simões Filho, seu fundador e pioneiro de inovações na imprensa da Bahia. Tendo como alicerce uma estrutura administrativa inovadora, um estilo jornalístico e uma visão de economia de mercado capazes de garantir a supremacia empresarial e a preferência da opinião pública até nossos dias, A TARDE tornou-se desde o início de sua existência, o jornal de maior circulação, no estado da Bahia, posição que mantém, destacadamente, sendo também o maior de circulação do norte e nordeste do País. Muitos fatos ocorreram na história do Brasil desde o começo do jornal A TARDE. Como por exemplo, a ida dos soldados baianos para a guerra na Europa(o jornal manda celebrar uma missa para que o Senhor do Bonfim os proteja), a instalação de telefones automáticos permitindo que os baianos deixem de usar os serviços de telefonistas, em 1974 chega na Bahia a Tv em cores, surge a telefonia móvel no nosso estado e em função do avanço tecnológico o pioneirismo é mais uma vez a marca deste veículo, pois surge o primeiro provedor de informações da Bahia.

Avanço tecnológico

Com o avanço tecnológico, o jornal A TARDE modernizou-se tanto na estrutura e em seu impresso. Os editores trabalham com computadores deixando de lado as velhas máquinas de escrever. Aderem novos programas como o G3(com quatro funcionalidades) que permite praticidade na elaboração de matérias e rapidez nas notícias enviadas e recebidas via internet.

Este foi o resumo das nossas descobertas sobre o jornal A TARDE através das pesquisas realizadas no próprio acervo do veículo. Agradecemos a permissão de nossa entrada onde conseguimoss explorar as informações necessárias e as curiosidades também!

Algumas fotos que eu mesma tirei do local

Na sequência: Linotype, edição antes de ser publicada, redação, minha equipe e eu(a de óculos).


2 comentários:

Andreia Badaró disse...

Olá resolvi postar em seu blog em primeiro lugar para parabenizá-la pois achei muito interessante sua iniciativa de colocar aqui suas experiências acadêmicas, muito legal! E também para dizer que sou sua colega de profissão e tava justamente fazendo uma pesquisa sobre o jornal A Tarde, pois estou indo hoje lá fazer uma visita técnica e justamente em seu blog achei o q procura, um texto suscinto e completo sobre sua história.
Parabéns!

Ruben Santana disse...

oi, ggostei muito do seu blog,e inclusive encontrei nele o que procurava para meu trabalho.
so me esclareça uma coisa, vc disse q a primeira publicação do jornal foi em 15/10 de 1912, mas no site do jornal diz q foi n dia 12 http://www.jornalatarde.com.br/.
por favor me esclareça esse dúvida.
Obrigado!!